Soluções para Escolas/Universidades

O índice de desemprego entre os jovens é um dos mais elevados. No Brasil, é um dos mais altos entre todas as categorias, atingindo 25,7%. A falta de experiência e preparo para o mundo do trabalho é potencializada pela difícil escolha profissional e momento de transição de vida. Essa escolha vai além da definição de uma carreira, significa a escolha de uma identidade profissional, um jeito de pertencer no mundo e torna-se ainda mais difícil com o mercado de trabalho em constante transformação.

Como apoiar os jovens a fazer escolhas em um mundo incerto e instável aonde estima-se que 70% das novas ocupações do futuro ainda não existem. Como prepará-los para o mundo do trabalho de forma teórica, prática e social? Como contribuir com o preparo para uma vida que lhes proporcione satisfação e qualidade de vida?

As transições são mais difíceis onde o modelo dominante é escola-trabalho, ou seja, estudar primeiro e depois trabalhar. Em países como Áustria, Dinamarca, Suíça e Países Baixos onde, cada vez mais, os estudos superiores são articulados com experiências de trabalho, as transições dos jovens são mais fácies e seguras. O fato dos estudantes já estarem inseridos ativamente na economia faz com que a taxa de desemprego entre a população jovem seja de apenas 4%.

Apoiar os alunos na passagem educação-mercado de trabalho gera impacto social positivo na vida desses jovens, garantindo vantagem competitiva para: os alunos, as instituições de ensino, as organizações e a sociedade.

Através da definição e execução da Estratégia de Carreira, inspirarmos os alunos a desenvolverem atividades exploratórias, habilidades socioemocionais e uma melhor compreensão do mundo do trabalho, refletindo em uma vida de oportunidades profissionais.

Utilizamos metodologia internacional e concentramos em rotas vocacionais e acadêmicas e na aproximação com o mercado de trabalho local. Esses parâmetros contemplam programa, tais como:

 

 

Como atuamos

Utilizamos o Design Centrado no Humano para desenhar ções tailor-made para cada contexto e necessidade da instituição de ensino.  

Nosso modelo de atuação está pautado em 3 pilares: 
 

1

The Gatsby Benchmark Toolkist
Com base na nossa experiência com o modelo britânico The Gatsby Benchmark.

2

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais
Em consonância com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que propõe que todas as escolas brasileiras deverão incluir em seus currículos as habilidades socioemocionais, até 2020.

3

Nossa vasta experiência no Mundo do Trabalho
Somos psicólogos com vasto conhecimento sobre o mercado de trabalho e mais de 20 anos de atuação na área do trabalho, em empresas multinacionais de referência, desenvolvendo projetos sobre carreira, competências, empregabilidade, estratégia de recursos humanos, entre outros. Entendemos o que o mercado valoriza!