Projeto de Vida

A elaboração de um Projeto de Vida passa por questões tais como: Quais os seus sonhos? O que te dá satisfação? Qual o seu papel no mundo ? Quais seus objetivos? Como chegar lá? Como planejar uma vida digna e graficamente? Essas são perguntas que afligem à todos, especialmente os jovens que estão em estão vivenciando uma fase de transição, buscando encontrar o seu lugar no mundo adulto.

 

 

Essas são perguntas que afligem à todos, especialmente os jovens que estão em estão vivenciando uma fase de transição, buscando encontrar o seu lugar no mundo adulto.

A definição do Projeto de Vida auxilia nas respostas a essas questões e contribui para que os jovens tenham condições de planejar uma vida mais digna e gratificante e que o país possa preparar melhor a nova geração, capacitando os jovens para enfrentar os desafios proeminentes.   O papel da escola é fundamental no apoio aos alunos na definição dos seus Projeto de Vida e na contribuição para a inseri-los e prepará-los para o mundo do trabalho, especialmente nesse momento, pois uma transformação radical na mão de obra nos próximos anos se aproxima. Estudo da OIT (Organização Internacional doo Trabalho – Uma Agenda para a Juventude) aponta a urgência de se adotarem soluções que integrem o jovem ao mundo do trabalho, considerando três aspectos fundamentais:

  • Desinteresse dos jovens pela educação: a taxa de evasão escolar no Brasil é a terceira maior do mundo: em média, 24,1% dos alunos, não concluem o Ensino Fundamental até os 16 anos. Em uma lista com os 100 países com melhor IDH no mundo, o resultado só não é pior que o da Bósnia e o das ilhas São Cristóvão e Névis, no Caribe. E, 40,8% dos jovens não concluem o Ensino Médio até os 19 anos - ou seja, quase metade dos jovens não concluem a Educação Básica na idade adequada. Mais da metade dos jovens, 51,2% dos jovens não possuem ensino médio completo, segundo dados do IBGE/2019. Os estudantes reportam que as principais razões da evasão do ensino médio no Brasil está vinculada à falta de interesse pelos conteúdos que a escola oferece, pela falta de percepção do retorno de se continuar a estudar e pela necessidade de trabalhar.
  • Envelhecimento da população: em cerca de três anos, a proporção da população brasileira entre 15 e 64 anos (idade ativa, segundo convenções estatísticas mundiais) atingirá seu ponto máximo. O perfil demográfico do Brasil, em breve, começará a assemelhar-se ao de muitos países europeus, embora em nível inferior de desenvolvimento econômico e valor agregado per capita. O envelhecimento da população aumenta a urgência na elevação da produtividade do trabalho e desenvolvimento de competências.
  • Aporte de novas tecnologias ao mundo do trabalho: a adoção de tecnologia no local de trabalho está alterando o conteúdo das tarefas das ocupações e o conjunto de competências que os empregadores procuram. Pesquisas da McKinsey Global Institute (2017), sugerem que, até 2030, de 3 a 14% da força de trabalho global precisará mudar suas categorias ocupacionais e todos os trabalhadores precisarão se adaptar, à medida que suas ocupações evoluem através de máquinas cada vez mais capazes. Essa adaptação exigirá maior nível educacional, ou dedicar mais tempo às atividades que exijam habilidades emocionais, criativas, cognitivas e outras relativamente difíceis de automatizar.

O Projeto de Vida auxilia na definição dos objetivos pessoais e profissionais, tendo como ponto de partida o autoconhecimento, o reconhecimento do potencial, das habilidades, necessidades, vontades, valores e sonhos que motivam e inspiram os jovens.

Ter a oportunidade de refletir sobre um futuro pessoal e profissional desejado é essencial para melhorar as perspectivas de vida futura, favorecendo o planejamento e as ações necessárias para alcançá-la, não deixando que a própria vida siga o fluxo dos acontecimentos ao acaso.

O Projeto de Vida é permeado pelas relações de trabalho. O trabalho é um os papéis mais centrais na vida das pessoas. “O trabalho é um componente-chave para a saúde psicológica e bem-estar humano (Blustein, 2008) e para a própria sobrevivência. Fornece fontes de identidade para as pessoas bem como meios de conexão interpessoal, contribuição social e de forma otimizada, oportunidade de autodeterminação (Savickas, 2005)”.  

Para a construção do Projeto de Vida, o Aconselhamento em Life-Design (Abordagem Socioconstrucionista), uma das mais contemporâneas, tem se demonstrado bastante eficaz, pois incentiva as pessoas a construírem um sentido para as suas vidas, articulando um propósito, criando intenções e se autocompreendendo. Segundo Savickas, “essa percepção do propósito inicia uma intencionalidade que define uma direção à vida, controlando a percepção e iluminando possibilidades. O propósito conduz às intenções que orientam as ações no mundo social do trabalho, ajudando as pessoas as ajustarem o trabalho na vida que desejam ter”.