A elaboração de um Projeto de Vida passa por questões tais como: Quais os seus sonhos? O que te dá satisfação? Qual o seu papel no mundo ? Quais seus objetivos? Como chegar lá? Como planejar uma vida digna e graficamente? Essas são perguntas que afligem à todos, especialmente os jovens que estão em estão vivenciando uma fase de transição, buscando encontrar o seu lugar no mundo adulto.
Essas são perguntas que afligem à todos, especialmente os jovens que estão em estão vivenciando uma fase de transição, buscando encontrar o seu lugar no mundo adulto.
A definição do Projeto de Vida auxilia nas respostas a essas questões e contribui para que os jovens tenham condições de planejar uma vida mais digna e gratificante e que o país possa preparar melhor a nova geração, capacitando os jovens para enfrentar os desafios proeminentes. O papel da escola é fundamental no apoio aos alunos na definição dos seus Projeto de Vida e na contribuição para a inseri-los e prepará-los para o mundo do trabalho, especialmente nesse momento, pois uma transformação radical na mão de obra nos próximos anos se aproxima. Estudo da OIT (Organização Internacional doo Trabalho – Uma Agenda para a Juventude) aponta a urgência de se adotarem soluções que integrem o jovem ao mundo do trabalho, considerando três aspectos fundamentais:
O Projeto de Vida auxilia na definição dos objetivos pessoais e profissionais, tendo como ponto de partida o autoconhecimento, o reconhecimento do potencial, das habilidades, necessidades, vontades, valores e sonhos que motivam e inspiram os jovens.
Ter a oportunidade de refletir sobre um futuro pessoal e profissional desejado é essencial para melhorar as perspectivas de vida futura, favorecendo o planejamento e as ações necessárias para alcançá-la, não deixando que a própria vida siga o fluxo dos acontecimentos ao acaso.
O Projeto de Vida é permeado pelas relações de trabalho. O trabalho é um os papéis mais centrais na vida das pessoas. “O trabalho é um componente-chave para a saúde psicológica e bem-estar humano (Blustein, 2008) e para a própria sobrevivência. Fornece fontes de identidade para as pessoas bem como meios de conexão interpessoal, contribuição social e de forma otimizada, oportunidade de autodeterminação (Savickas, 2005)”.
Para a construção do Projeto de Vida, o Aconselhamento em Life-Design (Abordagem Socioconstrucionista), uma das mais contemporâneas, tem se demonstrado bastante eficaz, pois incentiva as pessoas a construírem um sentido para as suas vidas, articulando um propósito, criando intenções e se autocompreendendo. Segundo Savickas, “essa percepção do propósito inicia uma intencionalidade que define uma direção à vida, controlando a percepção e iluminando possibilidades. O propósito conduz às intenções que orientam as ações no mundo social do trabalho, ajudando as pessoas as ajustarem o trabalho na vida que desejam ter”.