Estar interessado no desenvolvimento da carreira, atento às tendências do mercado e às boas opções de formação são pressupostos essenciais para alcançar destaque na vida profissional, todavia, conhecer-se profundamente também é um processo indispensável. Os benefícios desse estado de autoconhecimento envolvem a segurança necessária para tomar decisões nas experiências pessoais e corporativas. A leitura é um instrumento importante para esse desenvolvimento, uma vez que oferece diversas possibilidades de vivência aos leitores, que poderão experimentar situações novas, a cada nova prosa.
A leitura não facilita conflitos e pensamentos voltados, apenas, a questões subjetivas. Os executivos, líderes e chefes, por exemplo, podem utilizar os exemplos da literatura para descobrir melhores formas de lidar com suas equipes.
Os livros sempre acrescentarão conhecimento às nossas relações pessoais e profissionais. O indivíduo interessado por literatura, sem restar dúvidas, manipulará melhor sua língua materna e, com certeza, utilizará esse conhecimento para tornar sua fala mais culta, quando necessário, causando admiração em seus colegas. Além disso, o repertório de opiniões e relações entre a realidade e arte se tornará mais consistente, tornando as interações, inclusive de networking, mais interessantes.