O desenvolvimento humano e sua relação com as atividades lúdicas

Atividades lúdicas são aquelas criadas com o objetivo de divertir e proporcionar prazer aos praticantes. No entanto, além da brincadeira, elas também podem ser utilizadas em conjunto com estratégias de aprendizagem, seja na educação infantil, entre o público adolescente ou até mesmo no mundo corporativo. 

Os processos de aprendizagem precisam de estímulos para terem eficiência, caso contrário o que ocorre é uma memorização parcial e não a real aquisição do conhecimento. Por conta disso é que o conceito de ensino tradicional, no qual o aluno recebe as explicações do professor de forma passiva, vem entrando em desuso. O mundo pede metodologias mais dinâmicas, multidisciplinares e que ofereçam momentos prazerosos associados com a educação. É a típica definição do "aprender brincando".

Diante disso, surgem as atividades lúdicas, ferramentas pedagógicas que podem ser usadas em diversos ambientes e proporcionam interação social, diversão e aprendizado. Aqui no artigo, vamos explicar a importância delas para o desenvolvimento humano. Contudo, se você quiser ampliar seus conhecimentos sobre o tema, pode acessar nosso Curso Online Atividades Lúdicas‍, o qual aborda conceitos, técnicas e exemplos da prática lúdica na escola e no trabalho.

O desenvolvimento humano e as atividades lúdicas

De acordo com o psicólogo Jean Piaget, especializado em educação e aprendizado, o desenvolvimento humano é dividido em quatro etapas básicas: sensório-motor (até os 2 anos), fase pré-operatória (dos 2 aos 7 anos), fase das operações concretas (dos 7 aos 12 anos) e estágio das operações formais (adolescentes e adultos). Em cada um desses momentos, o aprendizado ocorre de diferentes maneiras: